Criei esse espaço a fim de divulgar o trabalho que realizo no Ministério Infantil, a minha grande paixão.
Espero que possa ser um canal de comunicação entre diversos educadores cristãos, onde poderemos compartilhar Idéias e sugestões para a realização de um trabalho de qualidade com nossas crianças.
Faço minhas as palavras de Charles Spurgeon: "Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos. Nossa esperança está no futuro; portanto abra espaço para as crianças, abra caminho para os meninos e meninas"

quinta-feira, 17 de maio de 2012

O QUE ACONTECERÁ À PRESENTE GERAÇÃO?


Por Gilberto Celeti 
Superintendente da APEC

Na encruzilhada de dois caminhos

Uma leitura bem atenta do Salmo 78, mostra a possibilidade de surgir dois tipos de gerações:
1) Uma geração que se tornará rebelde - "...e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde, geração de coração inconstante, e cujo espírito não foi fiel a Deus" (Sl 78.8) ou
2) Uma geração que depositará sua confiança e esperança no Senhor - "para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os manamentos" (Sl 78.7).
Para uma geração se tornar rebelde, basta que seja negligenciada a transmissão aos pequeninos das grandezas de Deus, do Seu poder e das Suas obras maravilhosas - "... não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez" (Sl 78.4).
Para uma geração depositar sua confiança e esperança no Senhor, basta obedecer às ordens claras do Senhor e levar as crianças ao conhecimento de quem é o Senhor, do Seu poder e das maravilhas que Ele realiza.
O evangelismo mais comum
Quando se observa uma geração envolvida com drogas, álcool, sexo, violência, abuso, humanismo, consumismo, seitas falsas e com clara postura anti-Deus, evidencia-se a negligência para com a evangelização das crianças.
Hoje, o trabalho de evangelização mais usual é o empenho em salvar vidas destruídas pelo pecado, como se fosse um verdadeiro pronto socorro espiritual, onde o sangue de Cristo é o verdadeiro remédio para curar e libertar.
Louvado seja Deus por isto!
O evangelismo mais precioso
Uma das obras mais extraordinárias que existe é a de evangelizar os pequeninos, antes que eles venham a cair num estado de perdição tão triste como hoje se vê na juventude.
À medida que as crianças crescem, vão chegando como que numa bifurcação de dois caminhos.
Um caminho que as leva para um abismo de pecado e rebelião e o outro que as leva para uma vida útil e de obediência ao Senhor.
Portanto, evangelizar crianças é como que construir um muro para evitar que caiam neste abismo.
Bendito seja Deus por despertar pessoas para esta tão nobre tarefa!
A responsabilidade para com as crianças bem próximas
Seus filhos, seus sobrinhos, seus netos, as crianças de sua família, de sua igreja, de sua rua, de seu bairro, de sua cidade, de seu país conhecerão as grandezas do Senhor, o Seu poder e as maravilhas que Ele realiza?
Ou estas verdades serão encobertas?
Você contará a elas ou negligenciará esta comunicação?
Você obedecerá às ordens claras do Senhor ou ficará surdo aos Seus mandamentos?
Você permitirá que as crianças sigam seus próprios caminhos, sendo atraídas para a perdição do pecado ou você construirá os muros de proteção, levando-as a depositarem sua confiança e esperança em Jesus Cristo?
O futuro da igreja e da civilização em jogo
Imagine, por uns instantes, o que aconteceria se não ganhá ssemos as crianças para Cristo e não discipulássemos as crianças salvas nas doutrinas bíblicas?
O futuro da igreja e da civilização estaria em jogo, não é verdade?
Um dos fatos mais tristes da Bíblia foi quando surgiu uma geração de israelitas que não conhecia o Senhor, nem tampouco as obras que Ele fizera a Israel, e então passaram a fazer o que era mau perante o Senhor - "... e outra geração após eles se levantgou, que não conhecia o Senhor, nem tampouco as obras que fizera a Israel. Então, fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o Senhor..." (Jz 2:10,11).
Que tragédia!
As crianças estão esquecidas e negligenciadas
Quantos estarão dispostos a ser como Neemias?
Os fundamentos que segurarão as próximas gerações estão sendo totalmente abalados.
Muitos pais estão falhando, muitas igrejas estão falhando, muitos líderes estão falhando, muitos crentes em geral estão falhando.
Quem vai construir o muro?
Não há preocupação:
• Com a evangelização das crianças;
• Com o discipulado das crianças;
• Com o encaminhamento das crianças à igrejas que crêem na Palavra de Deus.
• Com o envolvimento de outros cristãos no ministério com crianças.
• Com a qualidade e o conteúdo do treinamento de pessoas e dos materiais a serem utilizados.
• Em causar um impacto vital na evangelização mundial, através da realização de múltiplos ministérios com as crianças.
Não se pode mais perder tempo
Não há mais tempo a perder com:
1. As discussões tolas e inúteis, se uma criança tem idade ou não para entender a mensagem do evangelho. Este tipo de conversa não leva a nada. Não há mais tempo a perder com estas questões.
2. As programações fúteis que só divertem e passam o tempo, sem que nada de relevante seja ensinado às crianças.
3. As estorinhas, musiquinhas, fantochinhos, palhacinhos, brinquedinhos, desenhinhos, águas com açuquinha, inhos-inhos.
Se não construirmos os muros, as crianças entrarão num caminho de rebelião.
É urgente que surjam os Neemias!
Você pode fazer a sua parte
Torne-se um Neemias!
Um construtor de muros!
Empenhe-se para que a próxima geração não seja uma geração rebelde.
Empenhe-se para que a próxima geração coloque em Deus sua confiança.

Nenhum comentário: