Criei esse espaço a fim de divulgar o trabalho que realizo no Ministério Infantil, a minha grande paixão.
Espero que possa ser um canal de comunicação entre diversos educadores cristãos, onde poderemos compartilhar Idéias e sugestões para a realização de um trabalho de qualidade com nossas crianças.
Faço minhas as palavras de Charles Spurgeon: "Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos. Nossa esperança está no futuro; portanto abra espaço para as crianças, abra caminho para os meninos e meninas"

quarta-feira, 2 de junho de 2010

PALESTRA PREPARADA PARA O "DIA DAS AVÓS"

PALESTRA PREPARADA PARA O "DIA DAS AVÓS"


Avó Loide: Um exemplo a ser seguido.

II Tm. 1: 5.



Lóide é a única referência nominal que temos na Bíblia à avó, embora saibamos que muitas das mulheres citadas na bíblia foram também avós. Lóide tem seu nome ligado ao seu jovem neto, Timóteo. Pela alusão que o apóstolo Paulo faz a essa mulher, podemos tirar algumas conclusões de sua vida.



Segunda a história, Lóide e sua filha Eunice se converteram a Cristo, por volta do ano 46 a.D, em Listra, durante a primeira viagem missionária de Paulo. Serva fiel a Deus, Lóide viveu refletindo uma fé genuína, o que contribuiu para fortalecer a vida e o futuro ministério de seu neto, Timóteo, Fiel à doutrina verdadeira, Lóide pode ensinar ao neto, com fidelidade, a palavra de Deus (II Tm 3:15), graças à instrumentalidade do Espírito Santo.



Aqui temos um exemplo a ser seguido pelas avós: servir de modelo, de piedade cristã aos filhos e aos netos. Para tanto, é necessário conhecer a Palavra de Deus para transmiti-la com fidelidade não só por palavras, mais, acima de tudo, pelo exemplo. É no lar que se modela o caráter dos filhos e netos, e, nesse particular, Lóide dá-nos um grande e belo exemplo. Evidentemente, as avós gozam de uma oportunidade ímpar, a de ministrar aos netos ensinos que talvez aos pais não seja possível.



Uma geração ensinar à outra geração as grandezas e a lei do Senhor é uma grande bênção (Sl. 45:17) que as avós cristãs, de hoje, têm mais tempo de estar com os netos que os próprios pais. É com o exemplo de vida baseada na Bíblia, que as avós são veículo de orientação espiritual. Afinal, que tipo de instrução devem as avós transmitir aos netos?



Primeiramente, a maior de todas as lições, ou seja, evangelizá-los, levando-os ter sua própria experiência de salvação. Essa é uma ordenança do próprio Deus (Dt. 6:7-8).

Ensine-os a amar a Deus e reconhecer que Ele está no controle de tudo (Jr. 32:17).

Mostre-lhes a importância da Bíblia, leia com eles e ensine-lhes versículos bíblicos. Mas, lembre: o maior de todos os ensinamentos é o exemplo. Netos que vêem a avó constantemente lendo a Bíblia de Deus terão uma lição que jamais olvidarão (Sl. 119:9-10).

Conte-lhes narrativas bíblicas. As crianças são naturalmente atraídas pelas histórias que ouvem, principalmente quando estão sendo ninadas (Sl.78:3-4).

Ore com eles e por eles. Ensine os netos a orar em todas as situações: antes das refeições, ao levantar, ao deitar, em momentos de doença e aflições e também não deixe de ensinar-lhes a agradecer s bênçãos recebidas (Fp. 1:9-11, Cl. 1:9-11).

Cante com eles. Ao chegarem à idade adulta lembrar-se-ão sempre dos hinos e hinetos que a avó costumava cantar e como os tinha afagados no colo (Sl.89:1).

Demonstre a alegria de dar o dízimo de contribuir e ensine-lhes a depositar sua própria oferta no momento do ofertório do culto (Pv. 3:9).

Não esqueça de presentear os netos com a Bíblia, com livros evangélicos, com fitas e vídeos bíblicos e instrutivos (Pv. 3:27)

Por fim, o exemplo. As avós devem ter muito cuidado com o que falam e fazem. O exemplo fala mais alto que qualquer lição que possa ser transmitida, e os netos, acompanham tudo e absorvem muito mais do que se pensa (Sl. 45:17).

As avós que vivem uma vida de piedade, isto é, expressam sua devoção a Deus nas ações pessoais, na igreja, no lar, na vizinhança, no trabalho, na comunidade têm o verdadeiro senso de seu dever para com Deus, nosso Senhor. Assim, agirão elas com sabedoria . o temor do Senhor é o princípio da sabedoria e com certeza, serão sempre lembradas como ainda hoje nos fala o exemplo de Lóide, de sua fé não fingida.



Maria Anecy Calland Marques Serra

Julho/2006



Exercício Bíblico



Que tal testar os conhecimentos das vovós? Quem sabe, responde. Premie a avó que tirar o 1º lugar no exercício.



I - Ligue as avós (coluna da esquerda) aos netos (coluna da esquerda)



1. Eva ( ) Manassés, Efraim

2. Sara ( ) Nadabe, Abiú

3. Rebeca ( ) Obede

4. Raquel ( ) Timóteo

5. Joquebede ( ) Enoque,Enos

6. Rute ( ) Roboão

7. Raabe ( ) José, Benjamin

8. Bate-seba ( ) Josafá

9. Lóide ( ) Esaú, Jacó

10. Maaca ( ) Jessé









Respostas: 4 . 5 . 7 . 9 . 1 . 8 . 3 . 10 . 2 . 6



Conferindo as respostas:



II . Quem eram os netos de:



Eva Enoque filho de Caim Gn.4:17

Enos filho de Sete Gn.5:6

Sara Esaú e Jacó Gn.25,26

Rebeca Jacó - Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom,

José, Benjamin, Dã, Naftali, Gade Aser Gn. 35:23-26

Esaú - Elifaz, Reuel, Jeús, Jalão e Coré Gn.36:4-6

Raquel Manassés, Efrasim Gn.4:51,52

Joquebede Nadabe, Abiú, Eliazar e Itamar Êx.6:23; Gérson, Eliezer Gn.18:3,4

Rute Jessé Mt.1:5

Raabe Obede Mt.1:5

Bate-Seba Roboão Mt.1:7

Lóide Timóteo II Tm.1:5

Nenhum comentário: