Criei esse espaço a fim de divulgar o trabalho que realizo no Ministério Infantil, a minha grande paixão.
Espero que possa ser um canal de comunicação entre diversos educadores cristãos, onde poderemos compartilhar Idéias e sugestões para a realização de um trabalho de qualidade com nossas crianças.
Faço minhas as palavras de Charles Spurgeon: "Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos. Nossa esperança está no futuro; portanto abra espaço para as crianças, abra caminho para os meninos e meninas"

sábado, 12 de janeiro de 2008

Lições para a Classe Estudando a Bíblia (9 à 12 anos)

1º Dia
Sansão, o maior lutador
Texto bíblico: Juizes caps. 13 -16
Versículo para memorizar: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da uida" - Provérbios 4:23.
Alvo da lição: Saber – que Deus tem um plano para nossas vidas. SENTIR - necessidade de guardar o coração de todo mal, para não precisarmos lutar contra ele.
AGIR - buscando a ajuda de Deus, nos desviando do mal e enfrentando corajosamente os inimigos.
Cânticos sugeridos: Escutando

APRESENTANDO A LIÇÃO

Despertando o interesse
Ora, ora... é difícil encontrarmos hoje em dia uma pessoa que nunca viu uma luta. Desde os tempos passados, os homens já lutava entre si por diversos motivos.
Na Bíblia lemos sobre um homem que teve muitas lutas. Juizes 13 nos conta sobre o seu nascimento.
Havia um homem da família ou linhagem de Da, chamado Manoá. cuja mulher não po­dia gerar filhos. Um dia apareceu o Anjo do Senhor a esta mulher e lhe disse: "Você nun­ca teve filhos, mas agora dará à luz um meni­no; portanto, não beba vinho ou outra bebi­da forte; não deverá cortar o cabelo do meni­no porque ele será nazireu, consagrado ao Senhor desde o ventre de sua mãe; ele come­çará a livrar a Israel dos filisteus". O Anjo apareceu outra vez para que Manoá também soubesse da boa notícia. Manoá e sua esposa não sabiam que era um Anjo que lhes falava, e se assustaram muito quando o viram subir ao céu na chama que queimava os sacrifícios que ofereciam a Deus. Após nove meses, a mulher deu à luz um filho e lhe chamou Sansão.
I - LUTA CONTRA OS INIMIGOS
Quando Sansão já era moço, foi à cidade chamada Timna, que ficava 6 km de sua ci­dade, Zorá. Lá ele se apaixonou por uma moça filistéia (do povo que dominava Israel, os filisteus). O pai de Sansão o aconselhou a se casar com uma moça israelita, que ado­rasse ao Deus Eterno, e, não com uma moça filistéia; mas Sansão não quis. Um dia, Sansão foi a Timna levando seus pais para conhecerem a moça, e um leão novo (não estava caindo aos pedaços) veio contra Sansão para o devorarl; mas o Senhor aju­dou Sansão a matá-lo somente com as mãos. Depois de alguns dias, voltou a passar ali, e no corpo do leão morto havia um enxame (colmeia) de abelhas. Sansão pegou mel e saiu comendo. Sansão não deveria fazer isso; um nazireu jamais poderia tocar num animal morto.
Chegou o dia do casamento e havia trinta jovens ali para festejarem com Sansão, aos quais ele deu um enigma, uma charada. Se nos sete dias após o casamento eles revelas­sem o enigma, Sansão lhes daria trinta rou­pas para festa; contudo, se não o revelassem deveriam eles dar as vestes a Sansão. O enig­ma era: "Do comedor saiu comida, e do forte
saiu doçura". Como os jovens não podiam resolver a charada, ameaçaram a mulher de Sansão para descobrir e lhes contar a res­posta.
Vendo que a mulher chorava muito, Sansão contou-lhe o enigma. Ela contou o segredo aos jovens. Sansão ficou furioso porque sa­bia que tinham descoberto o enigma com a ajuda de sua noiva e, depois de pagar as trin­ta roupas de festa, saiu furioso e ficou longe por algum tempo. Enquanto estava fora, seu sogro casou sua esposa com outro homem, e isto irritou muito a Sansão, que pegou trezen­tas raposas, amarrou-as de duas em duas pêlos rabos e pôs fogo neles, soltando-as nas lavouras dos filisteus, que pegou fogo. Os israelitas, com medo de serem atacados pêlos filisteus, entregaram-lhes Sansão amar­rado. Mas o nosso herói arrebentou as cor­das, e com uma queixada de burro matou mil soldados inimigos que vieram prendê-lo. Parecia invencível esse Sansão!
II - LUTA CONTRA O CORAÇÃO
Os filisteus odiavam Sansão e faziam planos para prendê-lo. Eles descobriram que o mai­or lutador do mundo estava "caidão" por uma mulher chamada Dalila, e fizeram um acordo com ela para que descobrisse o segredo da força de Sansão. Dalila foi paga para fazer esta tarefa, e dedicou todo seu carinho e charme a Sansão. Por três vezes Sansão lhe deu pista falsa, mas esta espia não desistiu e começou a chorar, dizendo que ele não a amava, pois se amasse lhe contaria o segredo da força. Nesta hora, os sentimentos do ho­mem mais forte do mundo foram vencidos por Dalila, e ele lhe contou o segredo: "a for­ça está nos meus cabelos". O cabelo de Sansão foi cortado pêlos filisteus e sua força foi embora. Eles o prenderam, furaram seus olhos e fizeram dele um escravo em Gaza.
Sansão amava Dalila, e na luta contra o seu próprio coração ele perdeu. Pv 4:23 diz que devemos guardar o nosso coração. Se Sansão não tivesse entregue seu coração a Dalila não teria sido derrotado. Você também precisa guardar o seu coração para não ter de lutar contra ele.
Casamento misto, namorar ou casar com quem não é de Jesus, traz muitos problemas. Dalilia não tinha compromisso com Deus, não era obediente a Ele; traiu Sansão e o entre­gou aos inimigos dele, por dinheiro. Viu o que acontece quando confiamos mais nas pessoas do que em Deus? Quando colo­camos alguém em primeiro lugar na nossa vida? É como se puxassem o tapete sob nos­sos pés, e nós caímos! Que decepção!
III - LUTA DA VITÓRIA
O cabelo de Sansão foi cortado, mas cabelos crescem com o tempo, não é? Ele ainda esta­va preso quando seu cabelo começou a cres­cer.
Certo dia os príncipes dos filisteus se reuni­ram para adorar ao deus Dagom, e trouxe­ram Sansão para os divertir, pois estava pre­so, cego e fraco (era o que pensavam). O templo do deus Dagom, onde foi feita aquela festa era grande e estava lotada de gente jun­to a todos os príncipes dos filisteus. Sobre o terraço do templo havia umas três mil pesso­as que se divertiam às custas de Sansão. Quando ele ficou entre as colunas que sus­tentavam o templo, orou pedindo força a Deus para destruir aqueles inimigos. Deus o aten­deu, e Sansão abraçou as duas colunas do meio do prédio com força e todo o prédio caiu, matando muitos. Ele matou mais gente em sua morte do que em sua vida. Sansão teve a maior vitória quando estava enfraquecido e quase na hora de morrer. Mas esta vitória foi possível por ter ele pedido a ajuda de Deus. Você também terá maiores vitórias quando estiver dependendo da força de Deus, e não da sua.
CONCLUSÃO
As lutas de Sansão não foram simples diverti­mento. Ele lutava porque o seu povo estava sofrendo nas mãos dos filisteus. O Senhor o usou para começar a libertar Seu povo das mãos dos filisteus, apesar das fraquezas de Sansão.
Os filisteus devem ter pensado: se com a for­ça que o Deus de Israel dá, um homem ape­nas pode derrotar todo o nosso exército, o que seria do nosso povo se Deus resolvesse dar
forças a um exército de israelitas? Se Sansão não fosse enganado, nem morto, poderia ajudar seu povo e servir a Deus por muito mais tempo!
FIXANDO A LIÇÃO
Quem consegue decifrar este enigma? 'Quando o forte torna-se fraco e quando o fraco torna-se forte?' (Ouça a resposta das crianças) _
Resposta:
1. 'Quando o forte torna-se fraco'? quan­do confia em si mesmo e é derrotado pêlos seus sentimentos
2. 'Quando o fraco torna-se forte'? Quan­do confia e obedece o Senhor (2 Co 12:10)


2º Dia
Davi, o pequeno gigante
Textos bíblicos: l Samuel 16 e 17
Versículo para memorizar: "... tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos..." - l Samuel 17:45.
Alvo da lição: SABER - que só Deus é capaz de derrotar nosso inimigo e quais são as armas para lutar contra ele. . SENTIR - o desejo de lutar e vencer o inimigo (Satanás). . AGIR - usando a Bíblia e a oração para lutar contra Satanás.

APRESENTANDO A LIÇÃO

Despertando o interesse (Com a fita métrica, meça a altura de alguns alunos - escolha o mais alto) Vocês já viram alguém bem alto? Quanto ele me­dia? De acordo com o livro dos Recordes, o homem mais alto do mundo tem um pouco mais de 2 metros. Agora, imaginem um ho­mem mais alto do que o teto desta sala. E que fosse bem forte, também. Se um ho­mem desse falasse mal de sua família, ou de­bochasse dos irmãos da igreja, o que você faria? (Espere pela resposta deles.) Hoje, vamos estudar a história de um rapaz que encontrou-se com um gigante de 2,90 m e que ofendia o povo de Deus. O que será que ele fez?
I - CONHECENDO O INIMIGO
Davi era o filho mais novo de Jessé. Ele era pastor de ovelhas e também era músico: ele louvava a Deus, tocando harpa. Um dia, Deus ordenou ao profeta Samuel que fosse à casa de Jessé para ungir (abençoar um novo rei) para Israel, pois Deus não esta­va feliz com o rei Saul. E, na casa de Jessé, Deus mostrou a Samuel que deveria ungir ao jovem Davi. Mas Davi não se tornou rei na­quela hora. Muitas coisas ainda iriam acon­tecer, e Deus tinha o momento certo para Davi ser rei.
Passado algum tempo, houve uma guerra entre os israelitas e os filisteus. Os filisteus tinham um forte guerreiro chama­do Golias. Ele tinha quase três metros de altura e a couraça de sua armadura pesava cerca de 70 quilos. Golias sabia que todos tinham medo dele, por isso, sempre ia ofen­der os soldados israelitas e procurar alguém para enfrentá-lo.
Um dia, Davi foi levar mantimentos para seus irmãos, que eram soldados, e assistiu ao de­safio de Golias. Ele viu um gigante insultan­do e debochando dos soldados israelitas que pareciam tremer de medo. Puxa! Davi ficou .muito bravo! Onde já se viu alguém ofender o povo que era de Deus? Para Davi, ofender o povo de Deus era como se ofendesse o próprio Deus. O inimigo de Israel era Golias e Davi quis sa­ber sobre ele. Os soldados lhe disseram que Golias era guerreiro filisteu e que o rei Saul até prometeu tesouros e a própria filha em casamento para quem vencesse o gigante. Mas, mesmo assim, ninguém tinha coragem de enfrentá-lo.
Foi então que Davi tomou uma corajosa de­cisão. ..
E você, também fica bravo quando alguém debocha dos crentes? Você fica ofendido quando fazem piadas sobre o povo de Deus na televisão? Lembre-se que essas pessoas são usadas por nosso inimigo, Satanás, para nos tirar a paz e enfraquecer nossa fé. Os nossos inimigos não são as pessoas que não crêem em Deus. Nosso inimigo é Sata­nás!
II - ENFRENTANDO O INIMIGO
Davi disse ao rei Saul que ele iria duelar con-tra Golias. O rei ficou preocupado, pois acha­va que Davi ainda era jovem e inexperiente, mas Davi lhe disse: "Eu já enfrentei até um leão e um urso, quando eles vieram atacar minhas ovelhas. Eu o agarrei pela barba e o feri e o matei. Assim vai acontecer com esse filisteu, pois ele ofendeu o exército do Deus vivo! Foi Deus quem me livrou desses ani­mais e é Deus quem me livrará desse filisteu!". Nossa! Que grande confiança Davi tinha em Deus, não é? Por isso é que ele era tão cora­joso.
O rei Saul quis lhe emprestar sua armadura, mas Davi achou-a muito pesada e preferiu não usá-la. Ao ir ao encontro de Golias, pas­sou por um riacho, pegou 5 pedras e guardou em sua bolsa, junto com sua funda (estilingue). Quando Golias viu que Davi, o rapaz que iria enfrentá-lo era tão moço e bonito, começou a debochar dele, para que ficasse tímido, en­vergonhado e com medo, e assim desistisse da luta. Porém, Davi não fez nada disso. Ele sabia que seu inimigo estava tentando fazê-lo desistir de lutar para tornar-se o grande ven­cedor.
Desde o primeiro momento, Davi colocou sua confiança no Senhor. Ele sabia que Deus poderia lhe dar a vitória, e ele disse a Golias: "... tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos..." - l Samuel 17:45. Abram suas Bíblias e vamos repetir juntos essas palavras de Davi. Davi também disse: (leia os vs. 46 e 47). E quando Golias foi ao encontro de Davi, ele pegou uma pedra, colocou na funda, mirou e atirou, acertando em cheio na testa do gigan­te que caiu com o rosto em terra. Então, Davi pegou a espada do gigante e cortou-lhe a cabeça.
Ao ver Golias morto, os filisteus saíram cor­rendo, fugindo. Os soldados israelitas foram atrás e venceram a batalha.
CONCLUSÃO
Davi tornou-se famoso e passou a lutar ao lado do rei Saul. Quando Saul morreu, Davi foi coroado rei em Israel, e venceu muitas batalhas. Ele, porém, sabia que era Deus quem o protegia e lhe dava a vitória sobre o inimigo. Para louvar a Deus por sua proteção e vitórias, Davi escreveu muitos Salmos que estão escritos na Bíblia. Davi não foi um ho­mem perfeito, mas, por sua confiança em Deus, a Bíblia o chama de "homem segundo o coração de Deus" (At 13:22). Por sua con­fiança em Deus, era um pequeno gigante.
FIXANDO A LIÇÃO
Davi conhecia bem seu inimigo e as armas certas para enfrentá-lo. Devemos saber um pouco sobre Satanás, tam­bém. Quando Deus o fez, ele era Lúcifer, um anjo muito bonito, que quis ser igual a Deus. Ninguém pode ser igual a Deus, por isso, Lúcifer e os anjos que o apoiavam foram ex­pulsos do céu (demónios) (Ez 28:12-19; Is 14:12-15).
A palavra Satanás significa "inimigo", mas ele é também chamado de diabo, que significa "difamador" (acusador). Ele é realmente muito poderoso e odeia tudo o que Deus ama: por isso ele nos odeia. O diabo e seus demó­nios ficam o tempo todo querendo afastar as pessoas de Deus. Mas, quando Jesus morreu na cruz e ressuscitou, Ele venceu o inimigo. O diabo e os demónios já estão condenados. Se você já aceitou a Jesus como Salvador, você tem o Espírito de Deus dentro de você, por isso, o diabo não pode mais tomar conta de sua vida.
Porém, ele fica rodeando o crente, colocando medos, dúvidas e tentações para diminuir nossa fé e nos afastar de Deus. Como lutar contra esse inimigo? Em primei­ro lugar, lembre-se que Deus é muito mais poderoso do que Satanás. Além disso, em Ef 6:13-17 lemos sobre a armadura que Deus nos dá para lutar contra esse inimigo (en­quanto as crianças abrem suas Bíblias, cole o bonequinho na lousa). (Professor, à medida que for lendo cada parte da armadura, explique-a e vá co­locando no bonequinho).
(Leia o v. 14 e coloque o cinto da verda­de) . (Coloque o cinto no bonequinho.)
Cinto da verdade - isso quer dizer que o diabo é o pai da mentira: ele quer enganar,
fazendo você pensar que o pecado não é tão ruim. O cinto da verdade significa que você deve crer nas verdades que estão na Bíblia.
Couraça da justiça - o diabo é o nosso acu­sador, mas Cristo é nosso Advogado que nos livra da condenação. Graças a Jesus, pode­mos estar juntos de Deus. Essa é a justiça de Deus.
Sandálias do evangelho da paz - signi­fica que não devemos deixar de pregar as boas-novas do amor de Deus, para que as pessoas fiquem livres de Satanás e tornem-se filhas de Deus.
Escudo da fé - os dardos de Satanás são as dúvidas e medos que ele quer pôr em nossa mente. Mas, se tivermos fé em Deus, esses medos e dúvidas não nos atingirão.
Capacete da salvação - serve para prote­ger nossa cabeça. Muitas vezes, o diabo põe dúvidas na mente do cristão: "Será que você é salvo mesmo? Será que você vai para o céu?" Você deve sempre acreditar que se você aceitou a Jesus, já está salvo e nunca perderá a salvação.
Espada do Espírito - a Bíblia, a Palavra de Deus, é a única arma de ataque contra o ini­migo. Ela tira nossas dúvidas e medos, e nos dá promessas de Deus, nos ensina a obede­cer e a louvar a Deus. Nunca deixe de estudá-la, pois só assim você vencerá o inimigo. (En­cerre com uma oração.)


3º Dia
Salomão, o rei mais sábio do mundo

Texto bíblico: l Reis 3
Versículo para memorizar: "Porque o Senhor dá a sabedoria, da sua boca vem a inteligência e o entendimento" - Provérbios 2:6.
Alvo da lição: SABER - que a verdadeira sabedoria vem de Deus e que, se pedirmos algo que agrada a Deus, com certeza Ele responderá. SENTIR - o desejo de ser sábio e de fazer o que agrada a Deus. AGIR - fazendo o que agrada a Deus e pe­dindo sabedoria em tudo o que fizer.

PREPARANDO A LIÇÃO
Material necessário:
1. Para "Desenvolvimento da lição" - pro­cure gravuras ou faça desenhos de:
- lâmpada acesa;
- jóias ou dinheiro;
- grupo de pessoas aclamando um político ou alguém famoso;
- homem dormindo;
- bebé;
- ponto de interrogação.
Estes podem ser fixados na lousa ou no
flanelógrafo.

APRESENTANDO A LIÇÃO
Despertando interesse (cole afigura de ponto de interrogação)
Se Deus lhe desse oportunidade de escolher o que quisesse, que escolha faria? Vamos ver hoje sobre alguém que realmente soube pe­dir e que possuía nobres motivos para fazê-lo. Sabe de quem estou falando?
I - A HUMILDADE DE SALOMÃO
Deus havia prometido ao rei Davi que faria de seus descendentes os futuros reis de Israel e que Jesus, o Salvador do mundo, haveria de nascer também de sua descendência. Então, após a morte de Davi, Deus colocou no trono Salomão, filho mais moço de Davi e Bate-Seba. Seu nome significa "pacífico" porque paz e tranquilidade seriam as caracte­rísticas de seu reinado. Salomão começou a reinar com vinte anos de idade e veio a se casar com uma das filhas de Faraó, rei do Egito. Um dia, quando foi oferecer sacrifícios ao Senhor, no alto de Gibeom, Deus lhe apareceu em sonho (cole afigura de homem dormindo), e disse para Salomão escolher o que quisesse, que lhe se­ria dado. Salomão demonstrou grande hu­mildade ao fazer seu pedido, demonstrou que reconhecia sua falta de experiência. Ele se via perdido no meio de tanta gente a quem liderava, sendo ainda novo, ficou sem rumo diante daquela tarefa. Salomão se sentiu como uma criança que depende totalmente do pai e da mãe para fazer as coisas, para tomar decisões.
Ele precisava de alguém que o orientasse, por isso pediu a Deus um coração compreensivo para reinar sobre o povo de Israel. Salomão sabia que precisaria da orientação de Deus para ter sucesso em seu governo, (cole a fi­gura da lâmpada acesa, dando a ideia de inteligência)
II - O OBJETIVO DE SALOMÃO
Quando Salomão pediu mente compreensi­va e entendida, o seu alvo era governar com sabedoria e justiça o povo de Israel. Pode­mos observar altruísmo (pensar mais nos ou­tros do que em nós) e responsabilidade na vida de Salomão.
Ele foi altruísta, e não egoísta, em seu desejo de servir ao povo antes de servir a si mesmo. Ele queria o desenvolvimento do povo de Is­rael, antes de lucros pessoais. Qual é a sua motivação ao pedir algo a Deus? Beneficiar a outros ou a você mesmo? (cole a figura de dinheiro ou jóias ou grupo de pesso­as aclamando um político ou alguém fa­moso)
Salomão foi responsável, pois sabia que não estava diante de uma missão qualquer, e sim, uma grande tarefa - liderar o povo de Deus. Certamente foi devido a sua responsabilida­de que ele pediu a Deus sabedoria para rei­nar. Você é responsável nas tarefas que Deus lhe dá, ou nem se lembra delas?!
III - O SERVIÇO DE SALOMÃO
Pouco depois de ter feito seu pedido, Salomão pôde provar que Deus lhe havia dado com­preensão e discernimento para julgar as cousas mais complicadas.
Certo dia, Salomão foi chamado para resol­ver um problema entre duas mulheres. Uma delas havia dado à luz uma criança e, ao ter­ceiro dia, a segunda mulher também teve um bebé. (Cole a figura de um bebé) Elas moravam juntas e sozinhas. Numa noite, a mãe da segunda criança dormiu sobre ela matando-a sufocada. Ao perceber tal cousa, trocou-a pela criança da outra mulher. Ao acordar para dar de mamar ao filho, a pri­meira mulher notou que ele estava morto, mas observando-o melhor viu que não era o seu bebé.
Salomão ouviu com atenção a narrativa das duas mulheres e, então, teve uma ideia apa­rentemente absurda: pediu que alguém trou­xesse uma espada para dividir a criança ao meio. Ao ouvir a ordem do rei, uma das mulheres falou: "certo, nem para mim e nem para você", mas a outra pediu para não ma­tar a criança, mas entregá-la viva à segunda mulher. Salomão ordenou que não matas­sem a criança, mas que a entregassem à mu­lher que pediu para não matá-la. Ele teve sabedoria para ver que a verdadeira mãe pre­feria ver seu filho com outra mulher do que vê-lo morto. Como Deus o instruíra, Salomão teve compreensão e discernimento porque havia pedido a coisa certa ao Senhor.
CONCLUSÃO
Deus quer lhe dar também um coração sábio e entendido, mas é preciso que você peça isso a Ele. Tiago diz que se pedirmos sabedoria a Deus Ele nos dará. (Ler o texto Tg 1:5). Salomão fez a escolha certa, por isso Deus lhe deu sabedoria e muitas outras coisas que ele nem tinha pensado: riquezas, fama e gló­ria.

Um comentário:

Anônimo disse...

vixkrxhmeu e-mail para receber o material

edisax@hotmail.com