Criei esse espaço a fim de divulgar o trabalho que realizo no Ministério Infantil, a minha grande paixão.
Espero que possa ser um canal de comunicação entre diversos educadores cristãos, onde poderemos compartilhar Idéias e sugestões para a realização de um trabalho de qualidade com nossas crianças.
Faço minhas as palavras de Charles Spurgeon: "Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos. Nossa esperança está no futuro; portanto abra espaço para as crianças, abra caminho para os meninos e meninas"

sábado, 12 de janeiro de 2008

Classe Jóias de Cristo (7 à 8 anos)

1º Dia
Jesus faz Milagres
Textos básicos: João 21-22; 6:1-15
Versículo para memorizar: "Jesus ...fa­lou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra — Mateus 28:18.
Objetivo: levar as crianças a entenderem que Jesus tinha poder e ainda tem para re­solver qualquer problema.

Sugestões de cânticos: "Jesus pode bem resolver"

Apresentando a lição
INTRODUÇÃO

Vocês já passaram por um problema em que não sabiam o que fazer? Ah! não é só criança que fica sem saber o que fazer e precisa de ajuda; às vezes, até mesmo os adultos ficam meio perdidos. Na lição de hoje, vamos ver algumas situações em que surgiram problemas e as pessoas ficaram apavoradas, sem saber o que fazer, mas, ainda bem que Jesus estava por perto!
I - O PRIMEIRO MILAGRE
Certa vez, Jesus foi convidado para ir a um casamento, numa cidade chamada Cana. Ele levou Seus discípulos e Sua mãe. Nesse casamento, houve uma grande festa. Todos deviam estar muito alegres. Mas aconteceu uma coisa que estava preocupando muito os responsáveis pela festa. Imaginem vocês que o vinho acabou! Seria uma vergonha para a família dos noivos, mas o que fariam? Quando Maria, mãe de Jesus, ficou sabendo do problema, mais que depressa procurou Jesus e lhe contou o que estava acontecendo. Ela sabia que Ele poderia resolver qualquer problema. Precisamos aprender que, quando temos alguma dificuldade, devemos procurar a pessoa certa que pode nos ajudar, e essa pessoa é Jesus. Maria disse aos empregados: "Façam o que Ele mandar".
Ali perto estavam seis potes bem grandes e Jesus mandou os empregados pegarem aqueles potes e encherem de água, até a boca depois disse: "Agora tirem um pouco de água destes potes e levem ao dirigente da festa". Eles levaram; o dirigente provou a água, e uma coisa maravilhosa havia acontecido: imaginem vocês, a água virou vinho! O dirigente não sabia o que havia acontecido e achou aquele vinho muito bom, bem melhor do que os outros vinhos que já haviam sido servidos. Este foi o primeiro milagre de Jesus, e os Seus discípulos creram nEle por causa desse milagre. Nós, também, podemos crer nEle, pois Ele, ainda hoje, resolve os nossos problemas.

II - O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO
Depois desse primeiro milagre, Jesus fez vários outros. Por isso, por onde Ele andava, muitas pessoas O seguiam.. Um dia, Jesus atravessou o Mar da Galiléia e uma grande multidão foi atrás dEle. Então, subiu a um monte e sentou-se ali com os Seus discípulos. Ele viu a multidão e sabia que estavam com fome, e estavam longe da cidade. Então, Jesus disse a Filipe: "Onde vamos comprar comida para toda essa gente?". Ele sabia muito bem o que ia fazer, mas disse isso para ver como Filipe iria responder. Filipe respondeu o seguinte: "Para cada um receber um pouco de pão, nós precisaríamos gastar muito dinheiro". Mas, André que estava também preocupado com o assunto, disse: "Está aqui um menino que tem cinco pães e dois peixinhos,
mas o que é isso para tanta gente?". Havia naquele lugar quase cinco mil homens,muitas mulheres e crianças e somente um menininho tinha o seu lanche. Acho que, provavelmente, aquele menino estava com fome, mas, mesmo assim, ele deu seu lanche para os discípulos levarem a Jesus. Mas o que Jesus faria com tão pouco? Ah! Ele mandou que todos se sentassem, pegou os pães e agradeceu a Deus. Depois, distribuiu para todos. Ele fez o mesmo com os peixes. Todos comeram e ainda sobrou! E foi impressionante!
Todos comeram à vontade, e quando ninguém queria mais, Jesus disse: "Para não se perder nada, recolham os pedaços que sobraram". Eles ajuntaram os pedaços que sobraram e encheram doze cestos. Os que viram esse milagre disseram: - "De f ato este é o Profeta que devia vir ao mundo!".
Que lindo milagre Jesus realizou, vocês não acham? Tudo porque um menininho deu o que tinha para Jesus. Que a gente possa ser como aquele menino e dar o que temos para Jesus, Ele certamente vai gostar muito! .

APLICAÇÃO
Jesus mostrou que Se preocupava com as pessoas, tanto naquela festa de casamento como na multiplicação dos pães, e podemos ter certeza que hoje Ele se preocupa com os nossos problemas, sejam eles grandes ou pequenos. Jesus disse que Deus deu a Ele todo o poder e, assim, Ele pode estar ao nosso lado e nos ajudar sempre. Nunca se esqueçam disso, e escolham sempre estar perto de Jesus, este é o melhor lugar!
- FIXANDO A LIÇÃO
Dividir a sala em dois grupos, um dramatizará o primeiro milagre e o outro o milagre da multiplicação. Um grupo se apresentará para o outro.


2º Dia
Jesus Ama a Todos
Textos básicos: João 3:1-16; 4:1-42; Mar­cos 10:13-16
Versículo para memorizar: "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fi­zeram novas" 2 Coríntios 5:17.
Objetivo: Deus ama a todos incondicional­mente, mas todos precisam ter um encontro com ele.

Sugestões de cânticos: "O amor de Deus é maravilhoso”

Apresentando a lição
INTRODUÇÃO
A lição de hoje vai mostrar que Jesus ama a todos por isso vou ensinar a vocês uma musica para mostrar como é grande esse amor de Deus Vimos, nas lições passadas, sobre o grande amor de Deus em enviar ao mundo o Seu único Filho para nos trazer a paz e nos dar uma nova vida. Hoje, vamos ver o próprio Jesus demonstrando Seu amor por várias pessoas: ricas, pobres, mulheres, crianças, as quais são pecadoras e precisam ter um encontro com Jesus.
Vamos conhecer algumas delas:
I - NICODEMOS
Certa vez, quando Jesus passou por Jerusalém, fez grandes milagres, e muitos passaram a acreditar nELe. Havia um homem importante, chamado Nicodemos, chefe dos religiosos, que ouviu falar sobre Jesus e desejou ter um encontro com Ele. Mas, Nicodemos tinha medo que seus amigos
religiosos ficassem sabendo disso, pois eles não acreditavam que Jesus era o Filho de Deus. Por isso, foi à noite falar com Jesus, à sós. Então, Nicodemos disse a Jesus: "Sabemos que és mestre vindo da parte de Deus..." (Jo 3:2). Crianças, Nicodemos reconheceu que Jesus foi enviado por Deus, mas ... ainda estava faltando alguma coisa. Não basta para mini e para você reconhecer que Jesus é o Filho de Deus. Você precisa entregar sua vida a Ele. Nicodemos ainda não havia feito isso. Jesus, então respondeu: "... ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo...". Ah! É isso que estava faltando. Nicodemos precisava de uma nova vida. O próprio Jesus disse a Nicodemos: "PorqueDeus amou o mundo de tal...". O amor de Deus alcançou Nicodemos, sua vida foi transformada e ele passou a ser uma pessoa diferente.Você, criança, que já frequenta a igreja, canta no coralzinho, não falta nenhum domingo na Escola Bíblica Dominical, quero lhe dizer que isso não basta para você ter a vida eterna. Você precisa ter um encontro com Jesus, entregar sua vida a Ele e assim ser uma pessoa diferente.
II - A MULHER SAMARITANA
Jesus e Seus discípulos andavam por vários lugares. Certo dia, eles precisavam passar por uma região chamada Samaria. Só que os samaritanos e os judeus não se davam bem. Mesmo assim, Jesus foi. Parando perto de um poço de água (cisterna), encontrou uma mulher com aparência meio triste, pois ela tinha muitos problemas.
Jesus se dirigiu a ela e disse: "Porfavor, me dê um pouco de água " (Jo 4:7). Aquela mulher levou um susto, porque Jesus, sendo judeu, não podia conversar com uma samaritana. (Professor, recorde com as crianças o problema entre os judeus e os samaritanos.) Jesus ainda disse mais: "Se você soubesse quem Eu sou, você me pediria a água da vida e nunca mais teria sede".
A mulher não estava entendendo exatamente o que Jesus queria dizer com isso, mas mesmo assim pediu dessa água tão especial. Jesus continuou a conversa e disse o quanto ela era pecadora. Mostrou as coisas erradas que ela andava fazendo; suas mentiras e suas maldades. Ela, então, naquela hora reconheceu seu pecado e Ele mudou sua vida. Quando Jesus falava da água viva, estava falando dEle mesmo. Recebendo a Jesus, você passa a ter uma vida diferente. Imediatamente, ela saiu dali e contou a todos o que Jesus havia lhe feito. Sabem, crianças, a Bíblia diz em Rm 3:10,16 que
não há nenhum justo, e que todos nós somos pecadores e precisamos de Deus. Que tal ter um encontro com Jesus, hoje?!
III - AS CRIANÇAS
Não foram somente os adultos que tiveram um encontro especial com Jesus, mas, também, muitas crianças. Elas foram trazidas a Jesus, Ele as colocou no colo e as abençoou.
APLICAÇÃO
Para criança não salva (professor, faça o seguinte convite) Se você nunca convidou Jesus para mudar sua vida e quer fazer isso agora, abaixe
a cabeça e ore comigo, dizendo: "Senhor Jesus, sei que sou pecador e reconheço que o Senhor morreu por mim. Entra agora na minha vida e perdoa o meu pecado, amém."
Agora, a criança que orou, levante a maozinha para eu conhecê-la. (Professor, após a aula, dê um bom aconselhamento àquela criança que levantou a mão).
Para criança salva: Se você já teve um encontro com Jesus, então sua vida deve ser diferente. Por exemplo: se antes você falava palavrão, mentia, brigava, agora não deve fazer isso mais. Você precisa orar, ler a Bíblia para mostrar que tem uma nova vida.
C - FIXANDO A LIÇÃO
a. Professor, use as placas mostrando os personagens e peça às crianças para falarem a condição de cada um.
b. Peça para as crianças dizerem os mais variados tipos de pessoas que precisam de Jesus, e você vai anotando no quadro negro ou lousa. Exemplo: o presidente da república, o governador, o professor, o faxineiro, o menino de rua, o menino rico, etc. Agora, ore por elas.

3º Dia
Jesus dá a vida
Textos básicos: Marcos 5:21-24, 35-43; João 11:1-46
Versículo para memorizar: "Disse-lheje-sus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá" — João 11:25.
Objetivo: mostrar que Jesus é o Único que pode nos dar a vida eterna.

Apresentando a lição
Crianças, falem alguma coisa que ninguém conseguiria fazer.(Professor, deixe os crianças falarem.) Para nós, podem existir coisas muito difíceis que não conseguimos fazer, mas para Deus não há nada difícil demais.
Hoje, vamos ver Jesus realizando dois grandes milagres em duas famílias diferentes. Vamos ver, também, qual o maior milagre que só Jesus pode fazer na vida de alguém
I - O PEDIDO DE JAIRO
Havia em Cafarnaum um homem chamado Jairo. Ele era chefe da igreja.
Certo dia, sua filha de doze anos ficou muito doente. Ele, certamente, já havia contratado os melhores médicos, mas nenhum conseguiu curá-la.
Crianças, só havia uma pessoa que poderia curar esta garota - era Jesus.
Mas, será que Jairo, um homem tão importante, conhecido por todos, teria a coragem de pedir ajuda para Jesus? Geralmente, os homens religiosos daquele tempo não acreditavam que Jesus era o Filho de Deus.
Jairo teve coragem, e foi procurar Jesus. A Bíblia nos conta que ele se jogou aos pés de Jesus e disse: "Minha filha está morrendo. Venha e ponha as mãos sobre ela para que sare e viva" (Mc 5:23). Se algum dia você se sentir como Jairo, muito triste, angustiado, procure Jesus. Onde quer que você esteja, Ele estará lá. Fale com Ele, e Ele ouvirá. Crianças, o problema de Jairo se tornou ainda pior. Quando ele estava insistindo com Jesus, alguém chegou e disse: "Nao fique mais incomodando o Mestre, sua filha está morta". Jesus, vendo a tristeza de Jairo, disse: "Não tenha medo, tenha fé".
Então, Jesus chamou Pedro, Tiago, e João e foram, juntamente com Jairo, até sua casa para ver a garota. Chegando lá, vendo o povo chorando, Jesus disse: "Porque tanto choro? A menina não morreu, está dormindo". Sabem, para Jesus a morte é algo muito simples. E como um sono profundo. O Seu poder é tão grande que Ele é capaz de fazer alguém viver de novo.
Jesus entrou no quarto onde estava a menina. Pegou-a pela mão e disse: "Talita cumi" - que significa "menina, levante-se". No mesmo instante, a menina se levantou e começou a andar. Que milagre Jesus fez! (Colar figura 10 no mapa.) Mas, qual será o maior milagre que Ele pode fazer? No final da história você saberá.
II - O PEDIDO DAS IRMÃS
A outra família da nossa história morava em Betânia. Eram três irmãos: Marta, Maria e Lázaro. Eles eram grandes amigos de Jesus.
Um dia, Lázaro ficou muito doente, e Jesus não estava na cidade. E agora? Como Jesus poderia ajudar Seu amigo?
Marta e Maria enviaram um recado para Jesus, dizendo: "Lázaro está doente.". Certamente, elas estavam pedindo a ajuda de Jesus para curar seu
irmão. Crianças, vocês acham que Jesus foi imediatamente? (Professor, deixe as crianças responderem.) Não. Ele não foi. Ainda demorou uns dois dias em Jerusalém. Jesus sabia de tudo que estava acontecendo com Lázaro. Ele demorou de propósito para ir a Betânia, pois queria ensinar uma grande lição a Seus discípulos, e a todos nós. Quando Jesus chegou em Betânia, Marta correu ao Seu encontro dizendo: "Se o senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido". Crianças, que tristeza, parece que Jesus chegou tarde demais, pois já fazia quatro dias que Lázaro havia morrido. Mas, vocês acham que a morte era um problema para Jesus? Não. Jesus, então, disse para Marta: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá". Esta era a lição que Jesus queria ensinar. Quando Jesus viu a tristeza das duas irmãs, chorou junto com elas. Jesus foi ao túmulo onde o corpo de Lázaro estava e pediu que alguém tirasse a pedra da entrada do túmulo. (Professor, explique para os crianças
como era o túmulo naquele tempo) Ele orou, agradecendo porque Deus sempre atendia os Seus pedidos. Em seguida gritou: "Lázaro, venha para f ora". Ao redor de Jesus, havia muitas pessoas esperando para ver o que iria acontecer. De repente, Lázaro saiu de dentro daquela sepultura. Ele estava enrolado com uma faixa branca, e Jesus pediu que tirassem de Lázaro aquela faixa. Vocês podem até imaginar, Lázaro correndo para dar um abraço no seu Amigo e nas suas irmãs. Muitos dos que estavam ali passaram a acreditar em Jesus.
APLICAÇÃO
Passado algum tempo, depois desses acontecimentos, Jesus também morreu. Mas Deus O ressuscitou dentre os mortos. Por isso, Ele pode fazer o maior milagre: nos dar a vida eterna.
Vida eterna significa que, mesmo se nós morrermos aqui na terra, vamos viver no céu para sempre com Jesus. Isto não é maravilhoso? Se você já entregou seu coração para Jesus, então pode confiar na Sua promessa, quando diz: "... quem crê em mím. ainda que morra, viverá".

FIXANDO A LIÇÃO
Perguntas
- Retire 10 perguntas das duas histórias e faça um
concurso tipo "Jogo da Velha”

Nenhum comentário: